quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sweep



Maria gosta de varrer, lavar a louça não. Principalmente às segundas, Ela tira o dia pra varrer tudo! Faz uns 6 anos que converso com Maria, a pergunto o porque de gostar de organizar tudo na segunda. Para o meu espanto ela me responde com um sorriso, apesar de varrer, Maria não é doméstica, muito menos analfabeta como impõe o estereótipo. Maria é letrada, literatura é com ela e sua resposta quase sempre é parafraseando Mario Quintana  que diz que o bom da segunda-feira é que nos dá a impressao do recomeço. Ela nao gosta de lavar a louça porque se sente reaproveitando aquilo que já foi usado. Complexo, nao entendo mas sempre balancei a cabeça concordo com tudo o que Maria dizia. Toda segunda eu entrava no meu quarto, pegava a vassoura mas me batia uma preguiça danada de varrer, é muito sujeira, muita poeira, muita coisa que faz mal, muita coisa que eu nao sei se quero mexer. O problema é que quanto mais se demora a varrer, mais bagunça fica, mais difícil fica. A sujeira é algo que nao presta mais, já usou, já comeu, nao vai ter de novo e se tiver que seja novo. Maria ao entrar no meu quarto ficou horrorizada, perguntou como eu ainda conseguia viver ali, disse que me apresentaria alguém, alguém que ia me dar um esfregão! E nao duvide de Maria, eu tentei fugir, tentei dizer que mais tarde, mais tarde a gente pode fazer isso né? Mas quem disse que Maria espera? Ela mandou eu tomar coragem, limpar aquilo tudo e deixar um novo ambiente. Que novo ambiente! Confesso que ainda estou limpando, algumas sujeiras são difíceis de sair, tem que esfregar bastante, até dói os braços. Mas o cheiro de novo, o ambiente claro, limpo realmente anda me agradando, faz-me sentir aconchego. Hj eu entendo porque Maria gosta tanto de varrer, realmente, sujeira nao faz bem!